Sobre a Clínica-Escola Integrar

A Clínica-Escola INTEGRAR (Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação) é uma Associação Civil de direito privado, de caráter filantrópico, fundada em 1993 pela iniciativa de pais de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.

O Trabalho desenvolvido pela equipe da INTEGRAR está alicerçado em três eixos fundamentais para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com deficiência: Social, Educação e Saúde.

Atualmente, a INTEGRAR atende 180 crianças, jovens e adultos com diagnóstico de Múltiplas Deficiências com prevalência da Paralisia Cerebral, que encontram na Instituição uma oportunidade de Habilitação, Reabilitação, Educação e Socialização, gerando assim uma melhor qualidade de vida.

Missão: Habilitar, Reabilitar educar e incluir pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral e múltiplas deficiências de Sorocaba e região.

Visão: Ser referência no tratamento de pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral e múltiplas deficiências, tornando-os cidadãos.

Valores: Dedicação e foco no atendimento, com respeito, integridade, ética, transparência e credibilidade.



Capacidade Técnica e Operacional

O Trabalho desenvolvido pela equipe da INTEGRAR está alicerçado em três eixos: Social, Educação e Saúde.

SERVIÇO SOCIAL: O setor social é a porta de entrada para a INTEGRAR, pois compreende-se que o objetivo maior da Instituição é a integração da pessoa com deficiência nas áreas de saúde, educação e social, assegurando e garantindo os seus direitos como cidadãos, valores esses que vão ao encontro da política e da ética do Assistente Social. 

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Ofertamos através do Serviço de Proteção Social Básica conforme estabelece Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, resolução 109/2009, o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no projeto de Oficinas, que tem por finalidade a prevenção e fortalecimento de vínculos familiares e sociais dos atendidos.

A INTEGRAR oferta Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiências e suas famílias, conforme estabelece tipificação 109/2009 e temos ainda como fio condutor as seguintes legislações: Lei nº 8.742 de 07/12/1993, Decreto nº 6. 949 de 25/08/2009, Resolução nº 145 de 15/10/2004, Resolução nº 34 de 28/11/2011.

EDUCAÇÃO: O Núcleo de Educação Especial - INTEGRAR, reconhecido pelo MEC desde 2001, conta com uma equipe composta por uma Diretora pedagógico e professores com especialização em educação especial para desenvolver as seguintes atividades:

- Ideia de Educação Condutiva - Método Petö: Sistema educacional, de origem húngara, que integra o processo pedagógico à reabilitação. Este sistema é baseado num plano pedagógico que facilita à criança explorar o seu interior e tudo que a cerca. Trabalhado na Educação Infantil, com crianças entre 0 a 5 anos de idade, tem superado expectativas, com relação ao nível de independência alcançada pelos alunos. Pois, seu objetivo baseia-se em proporcionar ao atendido o máximo de independência, com o mínimo de adaptação.

- Ensino Fundamental I: Tem por objetivo desenvolver um trabalho educacional que promova um aprendizado curricular do Ensino Fundamental I, independente de idade, capacidade física ou cognitiva. A INTEGRAR tem servido a muitos alunos que, após perceberem e acreditarem em seu potencial ingressaram no sistema regular de ensino e deram continuidade a sua vida estudantil. É motivo de orgulho para a instituição ver ex-alunos, com paralisia cerebral e todas suas dificuldades motoras e sociais, ingressando no ensino superior.

SAÚDE: No setor clínico são realizadas terapias individuais e em grupos com o objetivo de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, linguagem, aptidões, destreza, etc., visando independência e melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Para assegurar a qualidade de atendimento prestado, a INTEGRAR conta com equipe técnica composta por Coordenadora da Clínica, e atendimento nas especialidades de: Fisioterapia Neurofuncional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional convencional, Terapia Ocupacional Neurofuncional, Terapia Ocupacional com Integração Sensorial, Estimulação Visual, Psicologia e PediaSuit. 

Nossa equipe

Abilene Alves de Oliveira

Professora

Alexandre Barchi

Serviços Gerais

Aparecida de Jesus Pinto

Serviços Gerais

Arlete Peres Bonvino

Supervisora Administrativa

Carlos Eduardo Scalet

Educador Musical

Cibelle Cristine Pereira

Operadora de Telemarketing

Cleber Fabiano Moraes

Fisioterapeuta

Clélia Maria Vieira Kamonseki

Terapeuta Ocupacional

Cássia Indiara Melo de Lacerda Chaves

Coordenadora Pedagógica

Daniela Lima Gama da Silva

Monitora

Danielle Matsunaga

Educadora Social

Geana Freitas

Psicóloga

Ilda Maria Vaz de Almeida

Estimulação Visual (serviço voluntário)

Isabel Cristina Pires Romão Silva

Diretora Pedagógica

Jeniffer Roberta Campioni

Professora

Jocely Regina Pereira de Camargo

Professora

Karin Held Previatti

Terapeuta Ocupacional

Laís da Silva Domingues de Oliveira

Serviços Gerais

Letícia Lopes

Monitora

Luciana Sampaio

Serviços Gerais

Luciene Alessandra Amorim de Souza

Professora

Mariana Coelho Alves

Assistente Social

Marli Aparecida Pegorelli

Coordenadora Clínica

Nazaré Ferreira Oliveira Alves

Cozinheira

Regina Célia Nardi Boschetti

Terapeuta Ocupacional

Rosana Ramos

Professora

Rosangela Rocha

Auxiliar Administrativo

Simone Aparecida Rodrigues Machado dos Santos

Professora

Thaine Amélia Samuel da Silva

Educadora Física

Thais Luz

Terapeuta Ocupacional

Thaís Mansur

Fisioterapeuta Equoterapia

Thaís Mansur

Fisioterapeuta Equoterapia

Vilma Nunes Medeiros

Professora